A paixão pelo ‘fazer à mão’ e a contínua experimentação em torno do cruzamento de procedimentos manuais de modelação de estuques com processos modernos de fundição de diferentes matérias.

Iva Viana nasceu em Viana do Castelo, em 1980. Licenciou-se em Artes Plásticas, na variante de escultura, na Faculdade de Belas Artes do Porto.

Entre 2003 e 2004 passou também pela Akademia Sztuk Pieknych, em Cracóvia, Polónia, onde frequentou tecnologias de cerâmica, pedra e multimédia. Em 2007 iniciou o seu percurso como técnica de escultura numa empresa de âmbito internacional, especializada em gessos decorativos, e, em 2009, estagiou com o escultor Pierre Merlin, em Nîmes, França.

"Espalhadas um pouco por todo o mundo andam as obras da Iva Viana, e com elas um bocadinho de Portugal."

Esteve ainda em Moçambique e no Brasil no âmbito de programas de intercâmbio artístico. Fazem parte do seu portfolio, entre outros, painéis em gesso, realizados para os hotéis Four Seasons, em Londres, e Shangri-La, em Paris.

Desde o início de 2013, que concilia o seu trabalho anterior com projetos pessoais, que desenvolve no âmbito do seu próprio atelier.

O Atelier

Iva Viana – Atelier de Escultura nasce em 2013, em Viana do Castelo, como espaço pessoal de criação, fruto da vontade de explorar, com total liberdade e autonomia, a experiência adquirida, nomeadamente, ao nível das técnicas tradicionais de escultura decorativa em gesso, realizando trabalho assinado e peças de autor.

A paixão pelo ‘fazer à mão’ e a contínua experimentação em torno do cruzamento de procedimentos manuais de modelação de estuques com processos modernos de fundição de diferentes matérias, marcam um desejado encontro entre o passado e o futuro, aplicado quer aos objetos, quer aos edifícios, ou ainda à paisagem, sobre os quais se propõe a intervir.

Iva Viana Atelier de Escultura & WHOA | WHOA © 2013, all copyrights reserved.

Um exercício de convergência, que se afirma pelo preciosismo técnico,

através do qual conceitos e sensações se fundem e combinam criativamente, incorporando um registo estético original, numa complexa e detalhada metáfora táctil e visual, a partir da qual se define a essência muito própria de cada projeto.